Cartaz (Modificado)

Cartaz (Modificado)
Este é o cartaz do meu trabalho, todas as turmas de Área de Projecto do 12º ano fazem um para divulgar à escola o que se está a fazer na disciplina em questão, e convidar os alunos a assistirem à apresentação do projecto! Já sofreu umas alterações, mas este veiu para ficar! Espero que gostem :D

Resultado dos inquéritos

Resultado dos inquéritos
Estes sao os resultados dos inquéritos que fizemos a várias turmas, desde o 8º ao 12º ano da nossa escola Seomara da Costa Primo! Como ja salientei no artigo em que mostro o inquérito, muitos alunos, de ambos os sexos, nao indicaram a idade, logo nao podemos contar com as suas respostas!

Inquérito


Este foi o inquérito que fizemos a varias turmas, do 7º ao 12º ano, da nossa escola! A alunos com idades entre os 12 e os 21 anos, de ambos os sexos!
Tava um dia chuvoso, já para nao falar do frio..
Passamos mal por irmos a certas turmas dos mais novos que faziam uma barulheira descomunal! Mas lá nos safámos!
Queremos agradecer aos professores, por nos terem dado permissão de interromper as suas aulas para pedir a opinião dos seus alunos!
Ah, houve uma turma que nao podémos ir porque estavam a fazer teste. Pedimos desculpa por ter incomodado...
Assim que analisarmos os dados, publicaremos os resultados! =D

Obrigado a todos pela colaboração!!
Mesmo aqueles alunos que tomaram a liberdade de nao meter a idade nos inquéritos...
Por causa disso, os seus dados não poderam ser avaliados, e nao serão contados nas estatisticas finais!


P.S peço desculpa por nao se ver muito bem a imagem, mas nao consegui aumentar o tamanho do ficheiro. Espero que consigam ler =)

Cartaz


Relatório individual - 2º Periodo - 6 de Fevereiro

Bem, nestas ultimas semanas, eu e o Lucindo temos andado um pouco perdidos em relação à realização do trabalho. Viemos a concluir todos, com a ajuda do professor, que não estávamos a ponderar bem ao fazer e decidir as coisas sem reflectir sobre elas… Mais propriamente em relação ao projecto da disciplina em questão.

Agora temos que fazer os inquéritos o mais depressa possível, já estão alterados, falta imprimir 200 cópias, visto irem ser feitos a 100 indivíduos do sexo masculino e 100 do feminino, e decidir quais as turmas que vamos fazer os inquéritos.

Quanto ao cartaz que temos que elaborar para apresentar o nosso trabalho, já procurámos umas imagens de paredes, já que a nossa ideia se baseia em ter uma fotografia de uma parede como fundo e anunciarmos o nosso trabalho como se tivesses escrito numa parede na rua, visto que o graffiti se afirma dessa forma. Agora basta por mãos ao trabalho!

Sexta Feira, 6 de Fevereiro de 2009 

Nove Planificação do trabalho

Grupo: nº5 Joana Santos e nº6 Lucindo Delgado

Planificação do trabalho

• Introdução
• História do Graffiti
• Graffiti na Sociedade
• Entrevistas a:
         • Alunos
         • Professores
• Graffiti: Arte ou Vandalismo? (Debate)
• Legalização do Graffiti
• Considerações finais do grupo de trabalho

Relatorio individual - 2º Periodo - 23 de Janeiro

Nestas ultimas semanas, muito mudou no nosso grupo. Como já foi mencionado no relatório anterior, dois alunos (Adilson e Christopher) desistiram do nosso projecto, fiquei apenas eu e o Lucindo. Em prol desta mudança tivemos que alterar a estrutura do nosso trabalho e no método de trabalhar. Decidimos alterar a planificação do trabalho, visto que não são apenas dois a fazer o trabalho que antes era para quatro.

Entretanto já tínhamos um rascunho do inquérito que tencionamos fazer aos alunos que tínhamos que entregar à presidente do concelho executivo. Pois acontece que era raro o dia em que ela não estivesse ocupada… Então entregamos a uma professora que estava no concelho para mais tarde lhe entregar. A presidente aceitou o inquérito apesar de ter alterado. Em conclusão a este assunto, decidimos, com a ajuda do professor , fazer o inquérito apenas a 100 elementos do sexo masculino e 100 do sexo feminino, em vez de fazer às turmas todas, visto que pretendemos com este inquérito ter uma estatística de qual os sexos está mais dentro do assunto do graffiti.

Mandámos também um e-mail a um grupo de writers que tem um site próprio na internet, no qual pedimos a sua disponibilidade para lhe fazermos algumas perguntas para o enriquecimento do nosso trabalho. Aguardamos respostas…

Sexta Feira, 23 de Janeiro 2009

Relatorio individual - 2º Periodo - 7 de Janeiro

Hoje, na aula de Área de Projecto foi decidido por vontade própria dos alunos: Christopher Hespanhol e Adilson Teixeira, sairiam do nosso grupo, visto estarem a prejudicar o trabalho em si. Agora apenas fiquei eu e o Lucindo. Com isto decidimos que o nosso método de trabalho teria que ser alterado, visto ser trabalho apenas para dois e não para quatro.

Na planificação do trabalho, já elaborada, chegámos à conclusão, com a ajuda do professor, que  alguns assuntos terão que ser alterados e até mesmo eliminados. Concluimos tambem que as entrevistas que o Adilson tinha feito ao publico fora da comunidade escolar, iram ser eliminados do trabalho, visto termos suficiente informação com os inquéritos que iremos fazer aos alunos de várias turmas da escola! Em relação a esse assunto, amanha, (8 de Janeiro) eu e o Lucindo iremos falar com a Sr.ª Presidentedo Concelho Executivo para ter a sua autorização para fazermos os inquéritos às turmas. Depois iremos falar com o professor encarregue para escolhermos uma turma de cada ano, de preferencia aquelas que têm mais alunos para obtermos mais resultados para a nossa pesquisa.

Quarta-Feira, 7 de Janeiro 2009

Planificação do trabalho (inicial)

Grupo: nº 1 Adilson Teixeira; nº3 Christopher Hespanhol; nº5 Joana Santos e nº6 Lucindo Delgado

Planificação do trabalho

• Introdução

• Historia do Graffiti

• Graffiti na Sociedade

• Inquéritos

     • Aos alunos

     • Ao publico fora da comunidade escolar

     • Num forum da internet

• Entrevistas

     • A professores

     • A writers

• Legalização do graffiti

• Glossário

Apresentação: Graffiti: arte ou vandalismo? (debate/considerações finais do grupo de trabalho)

Relatorio individual - 1º Periodo - 17 de Outubro

Eu e os meus colegas de grupo: Adilson Teixeira nº1, Christopher Hespanhol nº3 e Lucindo Delgado nº6, decidimos aprofundar a nossa pesquisa sobre o Graffiti. Assim, decidimos filmar os graffitis que sao desenhados todos os dias entre estações de comboios, que apesar de estaremmesmo à nossa frente, nao observamos "com olhos de ver". Porque lá estão grandes obras!

Com isto, no dia 17 de Outubro, sexta feira, na hora de Área de Projecto, partimos de comboio de Queluz Belas sté Benfica, filmandosempre os graffitis que iam aparecendo nos muros entre as estações. Ou seja: de Queluz Belas até Amadora, de Amadora até Reboleira, de Renoleira até Santa Cruz Damaia e da Damaia até Benfica. Onde apanhamos outro comboio até Entrecampos, passando por Sete Rios. Sempre a filmar os graffitis entre estações.

Por fim quando saimos em entrecampos, é que percorremos a cidade à procura de graffitis nos muros, prédios, etc. Onde houvesse um graffiti, nós faziamos questao de o filmar ou fotografar!

Optamos por filmar, visto que dentro do comboio, apesar de vermos os graffitis seria praticamente impossivel fotografá-los com qualidade ao ponto de se perceberem... Visto que estávamos em movimento. Só em Entrecampos quando percorremos a cidade a pé é que podemos fotografar devidamente os graffitis e tags que iamos encontrando.

Sexta-Feira, 17 de Outubro 2008

Relatorio de grupo - 1º periodo - 15 de Outubro

No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi proposto a todos os alunos da turma que elaborassem uma pequena ficha na qual dessem a sua opinião s obre o que gostaria de trabalhar, mas teria que ser relacionado com os nossos interesses e as nossas opções vocacionais e profissionais, já que estamos no curso de Artes visuais.

Todos concordámos em fazer um trabalho sobre o Graffiti. A turma sendo pequena, seria dividida em dois grupos na qual um, irá planear e fazer um concurso na nossa escola e o outro irá fazer um trabalho escrito e falado, e uma apresentação gráfica para ser apresentada a elementos da comunidade escolar, câmara municipal, etc.

O nosso grupo é o que tratará de elaborar um trabalho escrito e apresentado através de Power Point e outros programas gráficos, no final do ano lectivo para toda a comunidade escolar, elementos da câmara municipal e outros…

A semana passada delineámos o que cada elemento do grupo teria que pesquisar para a semana seguinte. Eu como chefe de grupo tenho a obrigação de apontar cada pesquisa. O aluno nº1, Adilson Teixeira foi encarregue de entrevistar alguns jovens fora da comunidade escolar acerca da sua opinião sobre o graffiti. O aluno nº 3 Christopher Hespanhol teria que encontrar imagens e material informático para suportar as afirmações das frases que fossem usadas. O aluno nº 6 Lucindo Delgado, visto não ter muitos conhecimentos informáticos foi lhe encarregue a tarefa de fotografar graffitis na zona residencial dele e arredores, eu, Joana Santos nº5, tive como tarefa pesquisar informações sobre a história e a origem do graffiti.

Conforme a data planeada, todos apresentamos o trabalho que nos correspondia.

Quarta - Feira, 15 de Outubro 2008

Relatorio individual - 1º periodo - 8 de Outubro

No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi proposto a todos os alunos da turma que elaborassem uma pequena ficha na qual dessem a sua opinião s obre o que gostaria de trabalhar, mas teria que ser relacionado com os nossos interesses e as nossas opções vocacionais e profissionais, já que estamos no curso de Artes visuais.

Todos concordámos em fazer um trabalho sobre o Graffiti. A turma sendo pequena, seria dividida em dois grupos na qual um, irá planear e fazer um concurso na nossa escola e o outro irá fazer um trabalho escrito e falado, e uma apresentação gráfica para ser apresentada a elementos da comunidade escolar, câmara municipal, etc.

Em relação á planificação do trabalho, organizamos o trabalho essencialmente na história do Graffiti; e com isso fazer alguns inquéritos a pessoas da comunidade escolar e ao público no geral, acerca da sua opinião sobre o graffiti… Baseia-se apenas em fazer duas ou três perguntas de resposta múltipla, para termos opiniões “base” no trabalho, se as pessoas no geral acha que o Graffiti é uma forma de arte ou vandalismo. Outras ideias foram elaboradas com o resto do grupo tais como, fazer um museu virtual na qual pudéssemos mostrar diversos graffitis de vários concelhos / cidades, na apresentação que será feita no final do ano lectivo.

Em termos de dificuldades, apesar de ainda estarmos no inicio do trabalho, já encontramos bastantes dificuldades a níveis literários porque sobre o nosso tema: o Graffiti, há pouquíssima informação em livros… Apenas nos podemos basear em artigos de revistas, programas televisivos (que também não são muitos, visto este tema não ser muito debatido actualmente) e sites da Internet, que nos oferece uma grande variedade de páginas…

Acerca do meu contributo para o trabalho de projecto, trouxe vários documentos sobre a Historia do Graffiti (e a sua definição), de como começou ate aos dias de hoje, passando pela sua cultura, as suas modalidades e os termos utilizados no “mundo” da arte de graffitar.

As aprendizagens significativas ao nível de pesquisa ainda não são muitas porque começámos à recolher informações a relativamente pouco tempo, mas com o que já pesquisei já fiquei a saber bastante sobre a arte urbana que é o Graffiti que a maioria das pessoas vê como um acto de vandalismo, mas tem de ser visto e encarado como uma arte de expressão. A cooperação do grupo é excelente, estamos todos dispostos a fazer disto um óptimo trabalho em que todos colaboram. O facto de fazermos propostas diversas e termos conhecimentos relativamente diferentes uns dos outros, faz com que forme um trabalho fantástico de bastante interesse.

Aspectos que mais interessaram neste trabalho, apesar de ainda ir no inicio, foram os graffitis fantásticos que encontramos nas ruas tão próximas de nós, que nunca tínhamos reparado nem avaliado artisticamente. Graffitis esses que iremos fotografar para apresentarmos no nosso trabalho e mostrar que o graffiti é uma forma de arte expressiva e urbana.

Quarta – feira, 8 de Outubro de 2008